A importância da arquitetura corporativa para para o desenvolvimento e o sucesso das empresas

Seleção de poltronas para as áreas de descanso no trabalho
julho 7, 2017
Revestimentos rústicos para ambientes internos
julho 13, 2017

A “Geração Y”, formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990 — chegou ao mercado de trabalho com expectativas, valores e desejos bem diferentes daqueles da geração anterior, que buscava, basicamente, estabilidade e um salário suficiente para pagar as contas. Hoje em dia, isso não é mais tão importante ou, pelo menos, não é mais o suficiente. A Geração Y deseja boa dose de liberdade, possibilidade de ascensão dentro da empresa, um propósito claro e um ambiente de trabalho agradável e harmônico.

As empresas mais antenadas nessa nova tendência já estão investindo em mudanças de paradigmas e visões, justamente com o intuito de aumentar a qualidade de vida no trabalho e promover maior liberdade para os colaboradores, objetivando, com isso, reter os talentos da nova geração.

Entre as ações que visam a criação de um ambiente de trabalho confortável e energizante, é a contratação de um arquiteto para a realização de um projeto corporativo. Repensar o ambiente físico interno dos escritórios, de maneira a torná-lo funcional, produtivo, agradável e acolhedor, sem deixar de contemplar a personalidade da empresa cliente em cada projeto, é o grande desafio da arquitetura corporativa. Justamente por aliar todas essas características, ela possui um papel crucial no desenvolvimento e sucesso de uma empresa.

Ambientes corporativos organizados, bem iluminados, que proporcionam conforto térmico e possuem mobiliário adequado ao desenvolvimento das atividades ali exercidas, têm influência direta na produtividade e desenvolvimento dos colaboradores que os frequentam. É importante levar em consideração que um trabalhador passa, em média, um terço de seu dia no seu local de trabalho e, no mínimo, cinco vezes por semana. Por isso, é de se esperar que um escritório bem planejado, bonito, agradável e com espaços livres para circulação diminui o nível de estresse das pessoas que o habitam diariamente, deixando todos mais dispostos, produtivos e alegres.

Por esses motivos é que a arquitetura corporativa tem um papel tão importante para as empresas atualmente. E a cada dia que passa mais e mais corporações estão se dando conta disso, buscando arquitetos que saibam planejar esses espaços de trabalho da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *