A origem da Black Friday

Dicas para decorar com elegância a sala de espera da sua empresa
novembro 21, 2016
Cuidados para aumentar a vida útil das suas cadeiras
novembro 23, 2016

A Black Friday é um fenômeno de vendas no Brasil e no Exterior, mas você sabe como esse dia surgiu?

Apesar de possuir referências desde 1869, o termo Black Friday não surgiu com os problemas na bolsa de valores nos Estados Unidos. A primeira vez que o termo foi usado foi quando dois americanos tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova Iorque e o governo teve que intervir fazendo grandes investidores perderem grandes fortunas.

A segunda vez que o termo foi usado, também não foi por um motivo positivo. Nos anos 60, a polícia da Filadélfia usou a expressão Black Friday para definir o tumulto causado pelo excesso de trânsito e poluição gerados pelo excesso de consumidores nas áreas comerciais durante o período de compras pós-Ação de Graças.

Os registros positivos, usados atualmente pelo varejo, só surgiu em meados dos anos 90, graças ao costume das grandes lojas de varejo proporcionarem uma grande liquidação para dar início ao período das compras de natal. Geralmente, as promoções começavam na semana seguinte ao feriado de Ação de Graças.

O feriado de Ação de Graças é um costume de americanos e canadenses em agradecimento ao bom período de colheitas. Com o tempo, o dia de Ação de Graças se tornou tão importante quanto o natal, para comemorar o tempo em família e a gratidão a Deus pelas graças alcançadas durante o ano.

Atualmente, a Black Friday acontece um dia depois do feriado de Ação de Graças e ganhou proporções mundiais. Descontos gigantescos acontecem anualmente e consumidores americanos chegam a dormir em frente às lojas para aproveitar os preços sedutores.

No Brasil, o 1º Black Friday aconteceu só com descontos online em 28 de novembro de 2010 e contou com 50 lojas tradicionais do varejo. Desde então, a data se tornou recorrente no calendário de lojas e detém uma das maiores quantidades de vendas em um único dia. A expectativa é que, em 2016, as vendas aumentem em 18%, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce.

Cadastre-se e seja o primeiro a receber nossas ofertas: http://bit.ly/2fZgiqh

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *