Arquitetura Brasileira – Casa Bola (Episódio 1)

Loft apartamento industrial
Pequenos prodígios
outubro 10, 2017
design starck
Philippe Starck, um fenômeno da decoração
outubro 17, 2017
serie-arquitetos-brasileiros

Um dos projetos mais ousados da arquitetura brasileira, a Casa Bola do arquiteto Eduardo Longo é simbolo da arquitetura vanguardista dos anos 70. Localizada na esquina da Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Rua Amauri, a estrutura foi construída em cima da casa onde o arquiteto já vivia. Durante os anos de sua construção, a casa foi rodeada de diversos boatos, como o de que o proprietário era um médico e estava construindo uma antena para se comunicar com a mulher morta.

Na verdade, a casa foi o maior protótipo da filosofia do arquiteto em que imaginava que as pessoas poderiam comprar módulos prontos na fábrica e montar/desmontar em prédios a partir da necessidade de cada família. A ideia não ganhou apelo comercial e nunca passou da sua única unidade.

A Casa Bola possui 3 andares, aonde estão subdivididos 3 suítes, lavabo, sala de estar, copa, cozinha, área de serviço e sótão. Como foi desenvolvida para ser um protótipo de um novo modelo de habitação, juntamente com a casa o arquiteto desenvolveu também utensílios domésticos como fogão, geladeira e privada.  Ao finalizar o projeto o arquiteto se mudou para a casa com toda a família, aonde mora até hoje.

A casa é aberta para visitação monitorada, além de conhecer um ícone da arquitetura brasileira você ainda pode bater um papo com um dos maiores nomes da arquitetura vanguardista do Brasil: Rua Amauri,352 – Jardim Europa – São Paulo – SP

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *