Arquitetura Brasileira – Casa Modernista (Episódio 3)

home office
3 ideias de home office pequenos e criativos
outubro 24, 2017
casa de colorir
Cinco blogs de decoração e design que você precisa conhecer <3
outubro 31, 2017

Você sabia que a primeira casa Modernista Brasileira está no meio de Sāo Paulo?

A casa foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik em 1927  e está localizada na Rua Santa Cruz no Bairro Vila Mariana. Está foi desenvolvida para ser residência do próprio arquiteto e sua esposa.  O projeto foi altamente criticado na época, tendo vários artigos publicados em jornais a favor e contra à nova orientação estética da construção.

Com um estilo minimalista sem qualquer tipo de ornamentação, a construção foi um marco na arquitetura brasileira. Isso se deu desde a aprovação da prefeitura,  aonde o  arquiteto teve que apresentar um projeto totalmente diferente do real para conseguir aprovação da a construção.

A casa mais que uma obra da arquitetura, também deveria ser funcional e eficiente pois abrigava uma família completa. Assim a casa passou por uma grande reforma em 1935, se adequando ao novo tamanho da família. O acesso principal passou a ser feito pela lateral, onde foi acrescida uma marquise. Além disso, a cozinha foi ampliada e a varanda lateral, suprimida, dando lugar a uma continuação da sala de estar, que ainda ganhou um novo volume curvo cuja laje foi transformada em um terraço que circunda o quarto da esposa. O piso superior também ganhou algumas modificações, como um novo banheiro servindo o quarto do marido e um closet entre o quarto da esposa e o quarto do filho, que, anteriormente, servia como espaço de costura.

Entre os anos da Grande Guerra, o jardim também foi mudando, tendo uma ampliação com um bosque de eucaliptos na divisa do terreno com o Hospital Nipo-Brasileiro.

A casa foi habitada pela família ate os 70, quando foi vendida. No ano de 1984, a casa foi tombada pelo Casa Modernista foi tombada pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Hoje, a casa e o parque estão abertos para visitação.

 

modernista1 modernista modernista modernista modernista modernista modernista modernista modernista modernista modernista

Visitação – Terça a domingo, das 9h às 17h

Contato – Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana
São Paulo/SP – CEP 04121-000
Telefone: +55 11 5083-3232
e-mail: museudacidade@prefeitura.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *