As normas da NBR para a iluminação no trabalho

Um cantinho verde dentro de casa
junho 27, 2017
O retorno das paredes preenchidas: inspire-se com as “paredes galerias”
julho 6, 2017

 

 

Uma boa iluminação faz com que as pessoas enxerguem melhor, assim como locomover-se com segurança e permitem executar tarefas com maior destreza.

A NBR (Norma Brasileira) estabelece uma Norma detalhada e criada para estabelecer valores sobre a quantidade de lúmens que são exigidos em diferentes ambientes de trabalho, reafirmando a ideia de como um bom projeto de luminotécnica é importante para desempenho e aumento de produção das empresas.

 

Na foto, projeto realizado pela Lumini – Arquitetura Athié

 

Também foram descritos os diferentes tipos de iluminações e como elas podem ser distribuídas de acordo com cada tarefa. Aspectos como distribuição de iluminância, direcionalidade da luz, cintilação e luz natural são pontos citados pela Norma.

A Arquiteta e Urbanista Érika Ruther, formada pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie, disse: “Eu dou sempre preferência para o uso de lâmpadas de temperaturas quentes, 3.000 kelvins. As luzes de temperaturas quentes simulam melhor a luz natural do sol e expõe cores mais verdadeiras. As lâmpadas de cores mais frias são mais utilizadas em trabalhos de precisão, como trabalhos cirúrgicos, mecânicos, etc.  Ao contrário do senso comum, a luz amarelada deixa o ambiente mais bonito, pois simula a luz natural.”

 

 


Na foto, projeto realizado pela Lumini – Arquitetura Athié

 

Quando as luminâncias são altas e contrastantes, elas causam ofuscamento e fadiga visual. É importante se atentar ao fato de que a iluminação geral deve ser uniforme e limitar o ofuscamento para os usuários do ambiente para prevenir possíveis acidentes e estafa.

Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são valores de luminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *